Junshō

Gasshō… Mãos em prece

Visão sobre o Zen

A cada instante, em todo momento, a realidade se manifesta — assim como sentimos o vento, mesmo sem vermos o ar ao nosso redor. Quando respiramos, toda a natureza respira conosco; quando nos sentamos em zazen, todo o universo manifesta a natureza de Buda ao nosso lado.

Não estamos separados de nada; na verdade, não existe “eu” ou “você”. O ego é uma criação de nossas mentes iludidas, mas até mesmo nossas mentes iludidas possuem a natureza de Buda. Tudo o que existe é uma manifestação contínua dessa natureza, e assim como nossas vidas se desdobram, quando as causas e condições cessam, o vento da mudança apaga uma chama para dar lugar a outra.

Embora a realidade se manifeste aqui e agora, em todo o espaço e tempo, muitas vezes estamos cegos a essa verdade — assim como não podemos compreender o coração de um pássaro sem sermos um pássaro.

No entanto, ao nos sentarmos em zazen, os véus da ilusão caem, revelando a realidade sem julgamento, como uma rocha que permanece imóvel no rio, indiferente ao fluxo da água.

Ao mesmo tempo, nossas mentes moldam nossa percepção da realidade, dando-lhe um sabor diferente, embora ela exista independentemente. Cada vez que condicionamos nossa mente no zazen, esse filtro se desfaz, e nós, junto com todo o universo, desvelamos a natureza de Buda — ainda que não haja meta nem esforço envolvidos.

Sem Buda, sem mente — e ainda assim, tanto Buda quanto mente existem aqui e agora.

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**View on Zen** by Junshō

Every instant, in every moment, reality is manifested, much like the wind you feel even though you cannot see the air around you. When we breathe, all of nature breathes with us; when we sit in zazen, the entire universe manifests Buddha nature alongside us.

We are not separate from everything; in reality, there is no “me” or “you.” The ego is a creation of our deluded minds, but even our deluded minds possess Buddha nature. Everything that exists is a continuous manifestation of Buddha nature, and just as our lives unfold, when causes and conditions cease, the wind of change extinguishes one flame to make space for another.

Although reality manifests here and now throughout space and time, we are often blind to this truth, much like we cannot understand the heart of a bird without being a bird ourselves.

However, when we sit in zazen, the veils of delusion fall away, revealing reality without judgment, like a rock that remains still in the river, unaffected by the water’s flow.

At the same time, our minds shape our perception of reality, giving it a different flavor, even though reality exists independently. Every time we condition our zazen mind, this filter falls away, and we, along with the entire universe, unveil Buddha nature, despite there being no goal and no effort involved.

No Buddha, no mind, and yet both Buddha and mind exist here and now.

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